quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dr. Rafael de Barros

Dr. RAFAEL DE BARROS 
Rafael Aguiar Paes de Barros nasceu na cidade de Itu, interior de São Paulo na data de 28 de Dezembro de 1835.
Filho do senhor “Capitão-Mor”, Bento Paes de Barros e da senhora Leonarda Aguiar de Barros.
Seu pai o senhor Bento Paes de Barros foi um dos primeiros Barões da cidade de Itu – SP.
Rafael fez seus primeiros anos de estudos na pequena e pacata cidade onde havia nascido, mais tarde, transferindo-se para São Paulo, capital, matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo onde se tornou bacharel em direito no ano de 1858.
Nesta mesma época seu pai o envia para a Europa, mais precisamente para a Inglaterra, onde a intenção era a de buscar modificar o extremismo político do jovem Rafael.
Já em solo inglês, Rafael conhece o “Turfe”, esporte a cavalo muito tradicional no continente europeu.
Rafael foi casado com a senhora Francisca de Azevedo Barros, com a qual teve dezesseis filhos.
Após alguns anos Rafael volta para o Brasil, e através da união entre primos e amigos criam no ano de 1875 na cidade de São Paulo o Hipódromo Paulista, onde mais tarde no ano de 1871 passa-se a ser chamado de Jockey Club de São Paulo.
Rafael de Barros além de fundador foi também o primeiro presidente do clube, vale ainda salientar que o Jockey Club de São Paulo foi construído em terras de sua propriedade, localizadas no bairro da Mooca.
Devido à enorme paixão pelo esporte e principalmente pelos cavalos Rafael foi o iniciador da criação de cavalos puro sangue inglês na cidade de São Paulo.
Outro fato marcante na vida do Dr. Rafael de Barros era que ele professava o abolicionismo, do qual participou e assinou a famosa Convenção Republicana de Itu em 1873.
Em pleno regime monárquico Dr. Rafael elege-se vereador pelo partido Republicano Paulista. Na mesma época preside a Sociedade Promotora da Imigração e ajuda a fundar o jornal “A Província de São Paulo”, hoje “O Estado de São Paulo”. 
Dr. Rafael tornou-se Diretor do Museu Provincial no ano de 1877, e em 1878, juntamente com o senhor Joaquim Egydio de Souza Aranha, “O Marques de Três Rios”, unira-se para a abertura de uma empresa cujo objetivo era o de canalizar as nascentes da Cantareira para que fosse feito o abastecimento de água na Capital.    
Dr. Rafael de Barros foi também provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, fato esse ocorrido entre os anos de 1886 e 1889.
Em sua homenagem a cidade de São Paulo presta ao Dr. Rafael de Barros denominando a primeira transversal da Avenida Paulista, bairro do Paraíso com Rua Dr. Rafael de Barros.

Dr. Rafael de Barros e a cidade de Leme-SP

Na cidade de Leme foi proprietário da Fazenda São Rafael, local este o qual ainda hoje mantêm o seu nome, porém sem mais sua bela sede e seus mais de um milhão de pés de café distribuídos pelos seiscentos alqueires do local. Plantio e colheita do café o qual teria aprendido cultivar e amar com seu tio o Barão de Piracicaba, um dos grandes nomes do café no Brasil.
Dr. Rafael é homenageado pela cidade de Leme tendo seu nome em uma das ruas principais da cidade, a qual ficou carinhosamente conhecida como “Rafael”.
Dr. Rafael de Barros faleceu na data de 12 de Março de 1889 e seu corpo foi sepultado na cidade de São Paulo, no Cemitério da Consolação.  

Fonte: Relatos em textos do ano de 1995 feitos pelo senhor Manuel Fernando Queiroz dos Santos Junior, trineto do Dr. Rafael de Barros.
Manuel é médico, professor-doutor na Faculdade de Saúde Pública,
Universidade de São Paulo.

Texto – adaptação: Gregório Bispo – Secretaria Municipal de Cultura / PML
OBS: Favor não picharem os muros da nossa cidade em busca de informações. Precisou saber QUEM ou O QUE, é só ligar 3555.1333 ou fazer uma visita ao Museu Histórico Municipal de Leme " Prof. Celso Zoega Táboas".
Gregório Bispo - Secretaria da Cultura / PML