quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Leme - Sua Origem, Sua História.

Dr. Querubino Soeiro de Carvalho
1º Prefeito Municipal de Leme
Pelos idos de 1875 toda região do Vale do Mogi Guaçu era um extenso cafezal. O governo da Província contratou a companhia de Estradas de Ferro para construção de um ramal ferroviário, que partindo de Cordeiro (atual Cordeirópolis), chegasse até a barranca do Rio Mogi Guaçu, no Porto Ferreira (hoje Porto Ferreira), para o transporte do café produzido nessa região.
A construção foi iniciada em 1876 e no ano seguinte foi aberto o primeiro trecho da estrada entre Cordeirópolis e Araras.
A 30 de setembro de 1877, era inaugurada a estação de Manoel Leme.
Em torno desse núcleo, Estação Manoel Leme, começaram a aglomerar fornecedores de alimentos para trabalhadores da estrada de ferro.
Desse núcleo comercial, nasceu Leme.
Devido ao crescente desenvolvimento do núcleo, diversas pessoas tomaram a iniciativa de fundar uma Capela. Para padroeiro escolheram São Lázaro, posteriormente São Manoel, em homenagem ao doador do patrimônio eclesiástico, o fazendeiro Manoel Joaquim de Oliveira Leme, dando origem à cidade que recebeu o seu nome: Leme.
Em 1895, no dia 29 de agosto, Leme foi elevada à categoria de Município devido a rapidez do seu crescimento progressista.
Conseguida a emancipação política-administrativa o futuro do município passava a responsabilidade aos membros da comunidade. Em 24 de outubro de 1895, realizou-se a primeira eleição destinada a escolher os seus administradores, e foram eles:
Dr. Querubino Soeiro de Carvalho, Henrique Waldwogel, Luiz Clemente Sampaio, Romão Álvares Morales, Antonio da Silva Abade e Olímpio dos Santos, e outros empossados em 25 de novembro de 1895.
Em 1962, após árdua luta, Leme, pela Lei Quinquenal, foi elevado à categoria de Comarca.
Com ideal democrático, Leme se lança numa árdua campanha, onde todos os cidadãos participam de maneira efetiva e laboriosa, para que todo um esforço conjunto seja canalizado em uma mesma direção.

Fonte: Projeto “Brasil 500 Anos do Descobrimento”
Assessora Técnica: Maria Nilza Cassiolato Faggion
Ano: 2000
Postado por: Gregório Bispo