quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Profº Celso Zoega Táboas

Nascido em 05 de fevereiro de 1933 na vizinha cidade de Pirassununga interior do estado, filho de Enrique Táboas Bernardes e Dorothea Zoega Táboas, iniciou suas atividades escolares no “Grupo Escolar Coronel Franco”, e cursou o ginásio e o científico no “Instituto de Educação de Pirassununga”.
Ao completar a maioridade, habilitou-se como piloto civil pelo “Aeroclube de Pirassununga”.
Ingressou na Universidade de São Paulo, campus de São Carlos no curso de engenharia civil e participou da fundação do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira, o CAASO.
Aprovado em concurso público estadual, assumiu efetivamente em 1963 a cadeira da disciplina de matemática no “Colégio Estadual Newton Prado”, na cidade de Leme, onde fixou residência definitiva.
Apaixonado desde a infância pelo jogo de xadrez, fez dele seu esporte favorito, vencendo praticamente todas as competições das quais participou, acumulando inúmeros títulos e troféus.
Amante da cultura e das artes apreciava o teatro, a pintura, esculturas, poesia e a música, sempre reverenciando seus grandes mestres.
Faleceu aos 57 anos na cidade de São Paulo, em 07 de Dezembro de 1990, deixando mulher, filhos e netos, e a certeza de ter contribuído intensamente para a construção de um mundo melhor, mais justo e igualitário.
Deixou, sobretudo, o exemplo do cultivo à ética e á dignidade como valores fundamentais ao ser humano.
  
Postado por: Gregório Bispo