segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pai da Alegria - Garibaldi

Salve!  Salve!  Alegria!!!

Renato Consuli – Garibaldi

Renato Consuli, nascido em Leme no dia 31 de outubro de 1937, era filho de Benedito Consuli e Emilia Arrais.
Mais conhecido como Garibaldi (nome com o qual seu pai pretendia batizá-lo em homenagem ao famoso italiano Giusepe Garibaldi, que lutou na Revolução Farroupilha).
Foi grande carnavalesco e desde a década de 90 foi Rei Momo oficial da cidade e do Clube de Campo Empyreo.
Cursou o grupo escolar no tradicional Cel. Augusto César e o ginasial no colégio Newton Prado, ainda jovem foi trabalhar na mecânica pertencente ao ex-prefeito Vitório Bonfanti, em seguida foi aprender o oficio de alfaiate com o Sr. Romano Violin. Após esse período de aprendizado exerceu diversas atividades, entre as quais uma loja de artigos escolares, uma doceria e finalmente uma floricultura; após sua aposentadoria passou a trabalhar com sua amiga Helena, proprietária da Helena Floricultura onde se dedicou a executar arranjos de flores, buquês e enfeites para casamento e salões de bailes.
Um verdadeiro artista, alegre e extrovertido dedicava-se de corpo e alma a todas as atividades onde sempre conseguia demonstrar seu talento e o lado artístico. Foi observando seu talento que um amigo o convidou para um curso de artes plásticas em São Paulo, mas como filho e irmão amoroso que era negou-se a afastar-se da família.
Em 1954, organizou o primeiro dos muitos blocos carnavalescos, que se transformou em motivo de expectativa entre os lemenses, pois mantinha em segredo o tema de cada ano, era ele próprio que escolhia o tema, desenhava as fantasias e ajudava na confecção das mesmas. A fantasia que usava no sábado e segunda-feira de carnaval eram sempre de sátira.
Como seus blocos sempre eram classificados em primeiro lugar, isso desestimulava os demais organizadores de bloco, foi então que os diretores dos clubes passaram a premia-lo como “Hour Concour”.
Participou da organização de diversos carnavais de rua, também da fundação e como diretor social dos clubes 29 de Agosto e Clube de Campo Empyreo, ocasião em que os bailes realizados em Leme eram famosos em toda a região, pios aqui se apresentaram as mais famosas orquestras, como as de: Silvio Mazzuca, Maestro Chiquinho (do Rio de Janeiro), Nelson de Tupã, cassino de Sevilha, Francisco Petrônio, entre outros mais. Nesse período nossa cidade recebeu artistas famosos como: Nelson Gonçalves, Orlando Silva, Agnaldo Rayol, Adelaine Chiozzo, Marlene e outros, mas sua grande frustração era não ter conseguido trazer a cantora Emilinha Borba de quem era fã, tendo chegado a pintar uma tela retratando a cantora.
Tendo residido desde criança na rua Rafael de Barros, foi juntamente com outros moradores, um dos iniciantes da ornamentação do quarteirão em que residia para a procissão de Corpus Christi e que depois passou a ser feita no trajeto por onde a procissão passava.
Pessoa religiosa e devoto de Nossa Senhora Aparecida, colaborou com a realização de trinta e uma edições da Romaria dos Canoeiros do Taquari Ponte, confeccionando os enfeites da ponte e enfeitando o andor da santa, desde a primeira romaria. Seu entusiasmo era sempre o mesmo e, quando estava fazendo os enfeites de um ano já estava pensando e comentando o que faria no ano seguinte.
A partir de 1980, passou a freqüentar o bairro Taquari Ponte em quase todos os finais de semana, onde logrou angariar um grande número de amigos.
Finalmente do dia 25/02/2005 ele deixou nosso convívio, atendendo o chamado de Deus, onde com toda a certeza está alegrando os que partiram antes que nós. Pois aqueles a quem amamos, nunca morrem, apenas partem antes que nós!
Texto: Lourdes Consuli Tischer – 13/02/2007.
Postado por: Gregório Bispo